No dia 8/8, no restaurante do clube, aconteceu a cerimônia de descerramento do quadro do ex-presidente Roberto Carlos do Nascimento. O evento foi prestigiado por associados, diretores, conselheiros e convidados do ex-presidente, que, acompanhado de sua mulher Magali do Nascimento e de seus filhos, Fabiano do Nascimento e Cristiano do Nascimento, descerrou o quadro com sua fotografia oficial. O quadro se juntou ao mural com os demais retratos dos ex-presidentes, que fica na sala do Conselho Deliberativo. Roberto Carlos foi o 18º presidente da história e administrou o Clube de 2005 a 2010.
História
Em 2005, Roberto Carlos assumiu a presidência do Barroca e, com sua equipe de Diretores e Conselheiros, propôs um choque de gestão com a proposta de adequação da realidade da instituição, que na ocasião se encontrava em grave dificuldade financeira. Além disso, sua gestão aperfeiçoou o setor de Recursos Humanos, definindo uma política de cargos e salários. Outras importantes ações de sua gestão foram: implantação do Sistema de Proteção Contra Incêndio, legalização do Alvará de localização e Funcionamento e atualização do sistema de telefonia e informação do Clube com seus associados, prestadores de serviço e parceiros.
Em 2007, ano do cinquentenário do Barroca, Roberto Carlos reforçou a promessa de investir em um futuro de sucesso para o clube e definiu novamente, junto com sua equipe, a elaboração da Missão, Visão E Valores da instituição, baseada nos cinqüenta anos de história do clube. No final de 2010, último ano de sua gestão, Roberto Carlos fechou sua administração com chave de ouro ao ser o primeiro presidente de clube de BH a assinar convênio com a prefeitura para participação do Barroca no Programa Esporte Para Todos, que oferece descontos no IPTU e Dívida Ativa dos clubes da capital. Em contrapartida, as instituições oferecem atividades esportivas e recreativas a pessoas de baixa renda.