A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
Aqui estão 11 dicas que irão ajudá-lo a balancear suas refeições e melhorar o desempenho físico:
1. Mantenha-se em estado anabólico. Procure fazer refeições a cada 2.5 – 3.0 horas. Se você mantiver intervalos muito distantes entre as refeições, poderá cair em catabolismo por deficiência de nutrientes.
2. Consuma bastante água durante o dia. O corpo necessita manter-se hidratado para que possa prover a cada célula, condições ideais para manutenção e crescimento. A água também colabora na eliminação de toxinas e reduz sobrecarga aos rins auxiliando a manutenção do volume muscular.
3. Faça refeições balanceadas. Refeições devem conter quantidades apropriadas de carboidratos, proteínas e gorduras.
4. Consuma proteínas consistentemente. Todos os macronutrientes são importantes, e as proteínas além de inúmeras outras funções, são as responsáveis por construir e manter a massa muscular. Escolha proteínas de alto valor biológico. As melhores fontes são as de origem animal: ovos, leite e carnes.
5. A principal fonte de energia no organismo são os carboidratos. Mantenha em mente que existem diferentes tipos de carboidratos: simles e complexos. Quanto mais complexos, mais demoradamente eles “queimam ” e mais eficiente e sustentada será a liberação de energia. Carboidratos simples liberam energia rapidamente e são indicados logo antes de atividades de curta duração. Carboidratos simples são encontrados nos açúcares e mel; já os complexos em cereais, tubérculos, massas e pães.
6. Ingira a quantidade correta de gordura. A gordura também é um nutriente. Ninguém pode sobreviver sem ela. Em torno de 10 a 15%das calorias diárias devem ser provenientes das gorduras.
7. Alimente-se antes do treino. A energia que gastará no treino deve ser fornecida ao seu organismo cerca de 1 a 1.5 horas antes do treino através de uma refeição composta por carboidratos complexos, baixa em gorduras e fibras e moderada em proteínas. Se treinar duas vezes por dia, certifique-se sobre as refeições antes de cada treino e não somente antes de um deles.
8. Alimente-se logo após o treino. Após o treino você necessita repor o que foi depletado a fim de melhorar a recuperação e prepará-lo melhor para o próximo treino.
9. Vitaminas são são essenciais para uma série de atividades do organismo. Infelizmente é muito difícil de obtê-las nas quantidades necessárias com a dieta normal, a não ser que a sua dieta seja perfeitamente balanceada.
10. Escolha os suplementos alimentares corretamente. Não substitua o alimento fresco, por suplementos. Ao invés disto, adicione suplementos se sentir que os alimentos normais não satisfizeram suas necessidades diárias.
11. Mantenha simplicidade. Qualquer dieta para ganho ou perda de peso deve ser o mais simples possível para que possa se tornar um hábito. Se você tiver que se concentrar muito na sua dieta, em breve perderá o interesse.
Daniela Abrahão
Nutricionista especializada em Nutrição Clínica
Consultório: Av. Brasil, 1.701 – sl 604 – BH/MG
Fone: (31) 3259-3616 – 8455-1268