Babosa – A Imperatriz das Plantas
Quem conhece a Babosa para uso no tratamento de queda de cabelo, vai se surpreender com essa planta. Walter Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como “Sr. Walter” no Barroca Tênis Clube, descobriu a funcionalidade da Aloe Vera e Aloe Miller, mais conhecida como babosa, em 2005, quando ganhou do seu filho o livro “Os Capilares Aloe“, de Michael Peuser.
Planta da região árida e seca da África, a Babosa é uma planta bíblica, estratégica, pois foi a única planta que sobreviveu ao ataque em Hiroshima. A babosa possui 300 substâncias químicas até hoje pesquisadas e tem de 300 a 400 espécies no mundo, sendo que somente quatro espécies são utilizadas no tratamento de um simples picada de mosquito, queda de cabelo até as mais complexas doenças, sendo que duas dessas espécies estão no Brasil e duas no Congo.
O interesse de Sr. Walter pela babosa, veio com sua mãe que tinha o hábito de tratar as doenças dos filhos com a utilização caseira das plantas,desde um simples chá até a aplicação da plantas em locais machucados. Adulto, Walter trabalhou numa farmácia de manipulação e sua função era a utilização de plantas industrializadas na manipulação de remédios. Daí surgiu o seu interesse no tratamento da família com o uso de plantas medicinais.
Seu trabalho começou com pesquisas, desde leitura de livros até estudo da etimologia da babosa e a utilização da mesma em pessoas com certas doenças. O resultado foi surpreendente. A babosa é encontrada com facilidade em mercados. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa planta medicinal, basta procurar o Sr. Walter no Barroca.