R. Américo Macedo, 348, Gutierrez

Belo Horizonte, MG

FALE CONOSCO:

O calor intenso é um convite para vir ao clube. As atividades são várias: futebol de areia, tênis, vôlei, peteca, esgrima, taekwondo, judô e claro, a natação. Mas também são necessários alguns cuidados básicos, para ele não se transformar num problema, como hidratação constante, uso de protetor solar, alimentação saudável, entre outros.

A Defesa Civil ensina alguns cuidados que devemos ter com o calor: 
Entre eles, estão: hidratação permanente, sem esperar a sede para beber água; evitar lugares onde haja exposição direta ao sol, excesso de sal na alimentação e atividades físicas intensas entre 10h e 16h.No mais é se divertir e curtir o sol. Venha para o Barroca!

Se a pessoa sentir sintomas como tonteira, dor de cabeça, palidez ou vermelhidão da pele, suor em excesso, calafrios ou pulso fraco, pode estar sofrendo acidente térmico. Neste caso, deve ir para um lugar fresco, afrouxar as roupas, beber bastante água, resfriar a pele com toalhas molhadas em água fria e, caso os sintomas não cessem, deve ser levada imediatamente a um serviço médico.

Calor exige mais cuidados com as crianças
As crianças são motivo de preocupações com o aumento da temperatura. As ocorrências de diarréias, vômitos e desidratação por causa do calor já representam um aumento de 15% nos casos atendidos pelos Centros de Saúde. Nesta época do ano as crianças precisam estar muito bem hidratadas. Mesmo as mais saudáveis, a indicação é fazer uso de muito líquido – água e sucos – principalmente, sucos naturais de frutas da época. A água também é motivo de preocupação e deve sempre ser filtrada. Na falta de um filtro, a água deve ser fervida e acondicionada em local apropriado para evitar qualquer contaminação.

As frutas frescas e da época também devem ser muito consumidas. Nas feiras e nos mercados podemos encontrar frutas da estação que estão sendo vendidas por preços mais baratos. A sugestão é fazer muito uso do mamão, laranja e maçã.

Os cuidados com a alimentação são fundamentais e a recomendação é fazer uso de refeições bem leves. Para os bebês, a sugestão é uma sopinha de legumes. Já as outras crianças, o cardápio carne de frango magra, legumes e verduras é o ideal. É bom evitar as comidas pesadas e gordurosas, pratos combinados com farinha de mandioca, que não colaboram para uma boa digestão.