22 de Março
Dia Mundial da Água

Água para beber, para lavar, refrescar, cozinhar, para praticar esportes, relaxar e para tantas outras finalidades. Mas que precisa parar de ser desperdiçada. O bem mais precioso da humanidade implora por melhores tratos e condições de uso. O planeta Terra está sedento por isto. Parece tão fácil e aparece de forma tão simples ao nosso alcance, que nos esquecemos de pensar em como ela nos faz falta. Mas seu excesso também pode não ser positivo. Haja visto inúmeros alagamentos, enchentes e casos relacionados durante os meses de chuva. A cidade de BH fica em estado de alerta quando chove. A água que cai dos céus já não é tão bem vista como há tempos atrás. Gera medo e muitos transtornos. E não é só aqui que tem acontecido isso. O mundo inteiro está bebendo desses dilúvios. É a natureza dando um sinal, ligando o alerta? Pode ser que sim.

É hora de todos nós, sócios, e acima de tudo, cidadãos, de nos preocuparmos realmente com a utilização racional da água. De ensinar aos filhos os cuidados que devemos ter com este líquido que jorra agora, mas um dia poderá faltar a eles e às futuras gerações. Todos nós precisamos participar dessa corrente, de evitar o desperdício e não exagerar no uso. De ter sede pela preservação da água. E da nossa espécie. Faça sua parte!

(texto: Marcelo Araújo)


Pequenas atitudes que fazem grande diferença

O que eu posso fazer para colaborar? Comece olhando como você age na sua casa.

  • Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba. Se deixá-la aberta, estará consumindo 20 litros de água a mais.
  • Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.
  • Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.
  • Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.
  • Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.
  • Use a máquina de lavar roupas com a carga máxima e evite o excesso de sabão, que aumenta o número de enxágües.
  • Ao esfregar as roupas, mantenha a torneira do tanque fechada e abra-a somente no enxágüe
  • Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!
  • Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo.


Cada um de nós gasta, em média, 200 litros de água por dia!

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta. Mas o contraste na distribuição é enorme: A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%. Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.

A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo.
Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso à água. O desperdício é outro grande problema. Na verdade, é uma das causas para escassez. No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.

Fonte: Amigo da Água

This Post Has One Comment

  1. Pingback: Não desperdice água! A campanha continua: | Barroca Tênis Clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>